Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético

Embora o dogma-histórico do modernismo pareça um ajuste perfeito para o rompimento da União Soviética com suas tradições, a história arquitetônica da URSS foi um pouco mais complexa. O socialismo neoclássico de Stalin substituiu o apogeu do construtivismo na União Soviética, apenas para ser, por sua vez, substituído por um retorno ao modernismo sob a liderança de Khrushchev, facilitado por uma abertura ao Ocidente. Os fotógrafos de arquitetura Denis Esakov e Dmitry Vasilenko recentemente utilizaram um drone para capturar imagens de várias estruturas marcantes do retorno da era-Khrushchev ao modernismo, mostrando como estas vistas aéreas reforçam suas geometrias e formas racionais. Até o recente advento dos drones, agora disponíveis comercialmente, estas imagens foram vistas apenas por arquitetos e oficiais que estudavam as plantas. Mesmo assim, o fotógrafo observa que estas formas metódicas devem ter sido muito atraentes para os oficiais estaduais encarregados da realização estética de Khrushchev.

As fotografias, tiradas em Moscou e seus arredores, incluem obras de vários arquitetos soviéticos proeminentes. A longa carreira de Leonid Pavlov durou todo o espectro de estilos arquitetônicos patrocinados pelo Estado, começando como um construtivista, até projetos mais historicistas sob a liderança de Stalin, antes de emergir como um dos mais proeminentes modernistas do pós-guerra na União Soviética. Da mesma forma, o trabalho de Yuri Platonov recebeu grande reconhecimento do Estado, o que lhe valeu o título de "arquiteto do Povo da URSS", bem como prêmios: a Medalha de Prata da Academia de Artes da URSS, o Prêmio de Estado da URSS e o Prêmio Estatal da Rússia.

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V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov, 1975-1987

V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

O Museu Lênin VI em Gorki, um dos últimos projetos de Pavlov, é notável pelo fato de ser um dos primeiros edifícios soviéticos a avançar em direção à uma estética pós-moderna. A partir do nível do solo, este museu, localizado na cidade onde Lenin passou os últimos anos de sua vida, é dominado por um pavilhão de entrada com colunatas. Mas de cima, a vista revela uma série de formas quadradas interligadas, pontuadas por uma única forma circular, escondida na parte de trás do edifício.

V. I. Museu Lenin em Gorki / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov, 1967-1977

Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Embora nunca tenha sido totalmente concluído, o Centro Auto-Serviço continua sendo uma figura imponente ao longo da rodovia. Originalmente teve seu acabamento em concreto bruto, hoje o prédio é em grande parte coberto por propagandas e outdoors. Como no exemplo anterior, o arquiteto parece ter escondido a geometria única do edifício: embora a forma triangular seja óbvia de uma perspectiva aérea, a sua forma original é relativamente imperceptível quando vista a partir dos carros que passam ao nível do solo.

Centro de Auto-Serviço na Rodovia Warsaw / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Centro de Computação Gosplan  / Leonid Pavlov, 1966-1974

Centro Computacional Gosplan / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Diferentemente dos dois edifícios precedentes, o Centro de Computação Pavlov revela a forma quase cúbica do edifício na fachada, enquanto na vista aérea obscurece a forma de cubo em uma série de retângulos sobrepostos.

Centro Computacional Gosplan / Leonid Pavlov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov, 1972-1987

Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Para este museu, que remete ao "Kunstkamer", fundado em 1716 para abrigar uma coleção pertencente a Pedro, o Grande, Platonov combinava elementos racionais e lunáticos. O principal volume, com um pátio quadrado é complementado com apêndices curvos, assemelhando-se à torres, localizados fora do centro em cada uma das quatro fachadas. Simétricas no local, cada torre tem uma forma única na planta.

Museu de Paleontologia Orlov / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov, 1976-1984

Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Parecendo como pouco mais do que uma longa seqüência de blocos de escritórios do nível da rua, a vista área sugere uma interpretação mais literal das ligações moleculares, ou talvez uma vertente abstrata do DNA. Não é por acaso que esta forma esquemática do edifício se assemelha ao logotipo do Instituto.

Instituto de Química Bio-orgânica / Yuri Platonov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Academia Russa de Ciências / Yuri Platonov, 1974-1997

Academia Russa de Ciências/ Yuri Platanov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

De cima, a Academia Russa de Ciências, com suas formas quadradas segmentadas e repetitivas, parece estar dialogando com os jardins formais vizinhos. Mas essa visão oculta grande parte dos frisos decorativos que coroam as torres e o exuberante detalhamento das fachadas. Em contraste com muitas das estruturas mais austeras na URSS, o esplendor do edifício da Academia de Ciências da Rússia reflete a importância que a União Soviética colocava nas ciências.

Academia Russa de Ciências/ Yuri Platanov. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Palácio Pioneer / Viktor Egerev, Igor Pokrovsky, Vladimir Kubasov, Feliks Novikov, Boris Palui e Mikhail Khazhakian, 1959-1962

Um exemplo dos centros de jovens dedicados ao trabalho e formação desportiva construídos em toda a União Soviética e um favorito pessoal de Khrushchev, o longo volume principal do complexo do Pioneer Palace em Moscou se estende até uma praça ajardinada , complementando o parque. Na vista aérea, o mesmo edifício revela os seis pavilhões que abrigam as diferentes atividades, estendendo-se ao eixo primário.

Pioneer Palace / Viktor Egerev, Igor Pokrovsky, Vladimir Kubasov, Feliks Novikov, Boris Palui, e Mikhail Khazhakian. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin, 1977-1980

Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Construída para acolher os jogos preliminares do voleibol para as Olimpíadas de 1980, a Arena Multiuso Druzhba, seja visualizada no nível do solo ou de cima, mostra sua concha estrutural de concreto. No entanto, enquanto a vista do nível do solo mostra a forte forma pontiaguda dos segmentos individuais, a vista aérea ilustra como esses segmentos individuais juntam-se para formar um todo coeso.

Arena Multiuso Druzhba / Y. Bolshakov, e I. Rozhin. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Complexo Habitacional em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek, 1975-1982

Complexo Residencial em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Apenas um dos muitos blocos habitacionais do pós-guerra que estão aos arredores de Moscou, este bloco imponente se estende até as bordas de seu terreno. Em forma de 'Y' na planta baixa, o complexo parece centrar-se dentro da área do pátio do parque, definido pelas asas segmentadas do longo do edifício.

Complexo Residencial em Severnoye Chertanovo / M. Posokhin, e L. Dubek. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Complexo Habitacional em Lebed / A. Meerson, 1967-1974

Complexo Residencial em Lebed / A. Meerson. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

Diferentemente do exemplo acima, o complexo habitacional em Lebed é dividido em quatro torres separadas. Embora as torres pareçam distintas no nível do solo, a vista aérea revela uma rede de passarelas cobertas e espaços no piso térreo que conecta todas as torres.

Complexo Residencial em Lebed / A. Meerson. Imagem © Denis Esakov e Dmitry Vasilenko

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Sobre este autor
Cita: Douglass-Jaimes, David. "Imagens de drones revelam as geometrias ocultas do modernismo soviético " [These Drone Photographs Reveal the Hidden Geometries of Late Soviet Modernism] 13 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779202/estas-imagens-de-drones-revelam-as-geometrias-ocultas-do-modernismo-sovietico-tardio> ISSN 0719-8906

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